- Vaidade pessoal e/ou profissional: O ser humano costuma ser mais receptivo a avaliação positiva e favorável aos seus objetivos, aceitando basicamente argumentos favoráveis a sua avaliação pessoal ou profissional ligada diretamente ao benefício próprio ou coletivo de forma demonstrativa.
- Autoconfiança: O ser humano busca transmitir em diálogos individuais ou coletivos o ato de fazer algo bem, coletivamente ou individualmente, buscando transmitir segurança, conhecimento, saber e eficiência, buscando criar uma estrutura base para o início de uma comunicação ou ação favorável a uma organização ou individuo.
- Formação profissional: O ser humano busca valorizar sua formação e suas habilidades adquiridas nesta faculdade, buscando o controle em uma comunicação, execução ou apresentação seja ela profissional ou pessoal buscando o reconhecimento pessoal inconscientemente em primeiro plano.
- Vontade de ser útil : O ser humano, comumente, procura agir com cortesia, bem como ajudar outros quando necessário.
- Busca por novas amizades : O ser humano costuma se agradar e sentir-se bem quando elogiado, ficando mais vulnerável e aberto a dar informações.
- Propagação de responsabilidade : Trata-se da situação na qual o ser humano considera que ele não é o único responsável por um conjunto de atividades.
- Persuasão : Compreende quase uma arte a capacidade de persuadir pessoas, onde se busca obter respostas específicas. Isto é possível porque as pessoas possuem características comportamentais que as tornam vulneráveis a manipulação.
A engenharia social é praticada em diversas profissões beneficamente ou não, visando proteger um sistema da segurança da informação ou atacar um sistema da segurança da informação.
Um engenheiro social não é um profissional na engenharia social (a engenharia social não é uma faculdade e sim técnicas), mas trata-se de uma pessoa que possui conhecimentos em diversas áreas profundamente ou não, 99% das pessoas que praticam a engenharia social, de forma benéfica ou não, trabalham em grandes empresas ou em empresas de médio porte, visando buscar falhas em um sistema de segurança da informação para aperfeiçoar ou explorar falhas.
Exemplos de empresas:
- Agencias caça talentos: Estas empresas buscam pessoas com habilidades na engenharia social para usar de forma benéfica dentro da empresa, visando aperfeiçoar a abordagem de pessoas com talentos por parte de seus funcionários que sofrem ataques constantes de engenharia social para revelarem talentos descobertos pela empresa.
- Seguradoras, Planos de Saúde: Estas empresas buscam constantemente na internet e outros meios de busca de pessoas com talentos em engenharia social, visando reduzir ataques individuais ou coletivos visando proteger o quadro de clientes, visando evitar a migração de clientes para outras empresas da mesma atividade.
A engenharia social é utilizada no dia-a-dia de pessoas comuns ou não de forma involuntária, o que difere o uso involuntário da engenharia social do prejulgamento ou dedução é a vaidade pessoal ligada ao objetivo pessoal que induz a engenharia social involuntária, frequentes em lugares comuns como:
Exemplos de locais:
- Feiras livres: A engenharia social involuntária é frequente nas feiras livres em desconfiamos da qualidade, da validade, do preço, usamos a engelharia social involuntária para obtermos informações que nos favoreça diretamente, esta forma de praticar a engenharia social involuntária é avaliada como traço comportamental.
- Bares: A engenharia social involuntária é frequente em bares, buscando informações que possam nos favorecer, em sua grande maioria esta pratica está ligada à conquista, romantismo, de uma forma geral visando a conquista afetiva ou amorosa de uma segunda pessoa seja organizadamente ou não.
[editar] Técnicas
A maioria das técnicas de engenharia social consiste em obter informações privilegiadas enganando os usuários de um determinado sistema através de identificações falsas, aquisição de carisma e confiança da vítima. Um ataque de engenharia social pode se dar através de qualquer meio de comunicação. Tendo-se destaque para telefonemas, conversas diretas com a vítima, e-mail e WWW. Algumas dessas técnicas são:- Vírus que se espalham por e-mail
- E-mails falsos (spam)
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